domingo, 27 de março de 2011

AS FASES DA LUA

Lua – Apesar de sua aparente grandeza, a lua é um astro pequeno, com um diâmetro de 3 476 Km, 3,7 vezes menor que o de nosso planeta e uma massa 81 vezes menor. A Lua possui uma superfície perfurada por centenas de meteoritos que a atingiram ao longo de seu passado geológico. Foi alcançado por um vôo tripulado em 1969, quando Neil Armstrong pela primeira vez pisou no solo lunar. Ela gira em torno da Terra e sua órbita faz com que estabeleça, do ponto de vista terrestre, diferentes fases, quando a iluminação de sua superfície muda.
As fases da Lua – são os diferentes aspectos apresentados pela Lua durante o seu movimento de revolução ao redor da Terra. As principais fases são:
• Lua Nova: quando a Lua se encontra entre o Sol e a Terra. É nessa fase que podem ocorrer os eclipses solares, em determinadas condições, que resultam da projeção do cone da sombra da Lua sobre a Terra.
• Lua Crescente ou Quarto Crescente – período que começa 7 dias após a Lua Nova. Nessa fase não ocorrência de eclipses.
• Lua Cheia – período que começa 7 dias após o Quarto Crescente, quando a Lua se encontra em oposição ao Sol. É nessa fase que podem ocorrer, em certas condições, os eclipses lunares que resultam da projeção do cone de sombra da Terra sobre a Lua , ocultando-a total ou parcialmente.
• Lua Minguante ou Quarto Minguante – período que se inicia 7 dias após a Lua Cheia. Nessa fase não há formação de eclipses.
Eclipses – ocultação total ou parcial de um astro, devido a sua colocação em relação ao astro iluminante e ao observador. Para que ocorra os eclipses, é necessário um perfeito alinhamento entre os três astros.
• Eclipses solares – podem ocorrer quando a Lua se encontra na mesma direção do Sol, portanto em conjunção, ou seja, quando temos Lua Nova.
• Eclipses lunares – podem ocorrer quando a Lua está em oposição ao Sol (Lua Cheia).
A Lua exerce influência no comportamento do planeta Terra, sendo o mais importante deles o mecanismo das marés. A maré é provocada pela forma de atração do Sol e principalmente da Lua sobre a água do oceano.
As marés se dividem em alta e baixa e, entre elas, há uma diferença de 6 horas e 12 minutos, elas são mais intensas nas fases de Lua Nova e Cheia.

Prof. Walter/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário