sábado, 28 de maio de 2011

AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS

O Equador divide a Terra em dois hemisférios (metades da esfera): o hemisfério Norte e o hemisfério Sul.
O Meridiano de Greenwich divide também a Terra em dois hemisférios: o hemisfério Leste e o hemisfério Oeste.
Assim, para localizar com precisão um ponto qualquer na superfície terrestre, a informação baseada apenas nos pontos de orientação não é suficiente, pois eles indicam apenas a direção. Assim, precisamos estabelecer também a medida de seus pontos nos paralelos e meridianos – essa medida é dada pelas coordenadas geográficas: latitude e longitude.
Latitude é a distância, medida em graus, de um ponto qualquer da superfície da Terra até o Equador (paralelo de 0º). Todos os lugares situados num mesmo paralelo têm a mesma latitude.
Tendo o Equador como referência (paralelo de 0º), a latitude pode ser norte ou sul, variando de 0º a 90º para Norte e de 0º a 90º para sul, cada um medindo 1º (um grau).
Longitude é a distância, medida em graus, de um ponto qualquer da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich (meridiano de 0º). Todos os lugares situados sobre um mesmo meridiano têm a mesma longitude.
Como na esfera terrestre a meridiano de Greenwich é o meridiano de 0º, a longitude pode ser leste (oriental) ou oeste (ocidental), variando de 0º a 180º para Leste e de 0º a 180º para Oeste, cada um medindo 1º (um grau).
Para estabelecer um ponto da superfície terrestre precisamos, portanto, identificar a latitude, ao Norte ou ao Sul, e a longitude, a Leste ou a Oeste.









CORREÇÃO DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

01) Diga o que é um hemisfério.
Resp.: Um hemisfério significa a metade da esfera, isto é, da Terra.

02) Quais os hemisférios que foram criados para a orientação?
Resp.: Os hemisférios criados para a orientação foram os Norte e Sul e os Leste e Oeste.

03) Responda: o que são as:

A) as Latitudes: são as distância medida em graus de um ponto qualquer da Terra até a linha do Equador, variando de Oº a 90º para Norte e para Sul.

B) as Longitudes: são as distancias medidas em graus de um ponto qualquer da Terra até o Meridiano de Greenwich, variando de 0º a 180º para Leste e para Oeste.

04) Como é chamado o sistema de latituddes e longitudes?
Resp.; São chamadas de coordenadas geográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário