domingo, 29 de março de 2015

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - A CONSTRUÇÃO DO BRASIL



1.QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE UM POVO COMO GRUPO?
RESP.: Um povo como grupo apresenta como característica a língua que fala, sua cultura, a religião que professam, etc.

2. QUAL O FATOR PRODUZIU A CONSTRUÇÃO DE UM ÚNICO POVO A PARTIR DE TANTAS CARACTERÍSTICAS DIFERENTES ENTRE AS PESSOAS?
RESP.: O fator que produziu um povo com tantas características diferentes, foi a miscigenação, isto é, a mistura de raças, pois o Brasil é um país formado por várias raças e povos diferentes.

3. MOSTRE LINEARMENTE, COMO FOI CONSTRUÍDO O POVO BRASILEIRO?
RESP.: Índios - Brancos portugueses - Negros - Imigrantes de várias partes do mundo.

4. POR QUE O BRASIL PODE SER CONSIDERADO DIFERENTE QUANTO A SUA CONSTRUÇÃO?
RESP.: A diferença quanto a sua construção é em consequência de sua história de colonização, pois os europeus promoveram uma colonização de exploração, com o objetivo de extrair suas riquezas.

5. COMENTE COMO SE DEU O POVOAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO?
RESP.: O território brasileiro foi construído e povoado a partir do litoral Atlântico indo para o interior, ocupando terras que pertenciam a Espanha.

6. QUANDO SE DEU A INDEPENDÊNCIA POLÍTICA DO BRASIL DE SEU COLONIZADOR E QUEM FOI ESSE COLONIZADOR?
RESP.: O Brasil conquistou sua independência política do colonizador português em 7 de setembro de 1822.

7. A PARTIR DE QUE MOMENTO O BRASIL SE CONSTITUIU EFETIVAMENTE COMO UM NOVO PAÍS?
RESP.: O Brasil se constituiu com país, somente a partir de sua independência, adotando inicialmente a Monarquia como forma de governo.

8. POR QUE SOMOS CONSIDERADOS DE FATO UM PAÍS?
RESP.: Somo um país de fato porque temos os elementos necessários, ou seja, temos um povo, um território e o governo.

9. QUANDO OS EUROPEUS COLONIZARAM O BRASIL, O QUE ACONTECEU COM O POVO NATIVO?
RESP.: Os povos nativos (índios) tiveram que se adaptar aos costumes dos colonizadores portugueses para não serem exterminados, assim como os negros trazidos da África tiveram que mudar muitos de seus hábitos e costumes para sobreviverem.

10. ATUALMENTE O BRASIL JÁ CONCLUIU SUA FORMAÇÃO PLENA? JUSTIFIQUE ?
RESP.: Não, pois embora podemos identificar o país como único, ainda não fizemos tudo; há que se aprimorar e valorizar a cultura do povo brasileiro, há que se ocupar plenamente e integrar o território nacional e há que se depurar e aperfeiçoar o governo para que sirva aos interesses comuns.

quarta-feira, 25 de março de 2015

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL



1. COMO ERA A QUALIDADE DE VIDA NOS PRIMEIROS ANOS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?
Resp.: A qualidade de vida era péssima, a expectativa de vida era de apenas 30 anos, os operários trabalhavam mais de 14 horas, não havia assistência médica, rede esgotos ou água tratada.


2. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PROMOVEU A DIVISÃO DO TRABALHO NAS FÁBRICAS. EXPLIQUE ESSE FENÔMENO.
Resp.: A divisão do trabalho e a especialização do trabalhador em uma só função do sistema produtivo, isto é, cada trabalhador executa uma parte da produção.

3. COM O CAPITALISMO INDUSTRIAL, MUITOS PROBLEMAS ASSOLARAM AS COLÔNIAS RECÉM CONQUISTADAS. QUAIS FORAM ESSES PROBLEMAS?
Resp.: Os países europeus dominaram os povos autóctones, exploraram seus recursos naturais, retirando os produtos agrícolas e conquistando o mercado de consumo para seus produtos.

4. A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA PRÓPRIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ABRIU UMA NOVA FONTE PARA O ENRIQUECIMENTO DAS NAÇÕES. QUAIS ERAM ESSAS FONTES?
Resp.: As nações europeias enriqueciam com a produção fabril, o livre comércio, o investimento em tecnologia e a ampliação do mercado mundial.

5. EXPLIQUE O QUE FOI A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Resp.: A Revolução Industrial foi as transformações na forma de produção que passou da artesanal para a manufatura, promovida pela invenção da máquina a vapor movida a carvão mineral.

6. DIGA, O QUE É A DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO?
Resp.:A Divisão Internacional do Trabalho é a especialização do países em uma só função ou produção de uma só mercadoria.

7. NO CAPITALISMO COMERCIAL QUAIS FATORES POSSIBILITARAM O ENRIQUECIMENTO DAS NAÇÕES EUROPEIAS?
Resp.: No capitalismo comercial, os fatores que possibilitaram esse enriquecimento foi o comércio internacional, a exploração das colônias tropicais na América, o comércio de escravos africanos e a exploração colonial na Ásia.

8. COM A INSTALAÇÃO DE MUITAS FÁBRICAS NO PERÍODO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL QUAL FOI O IMPACTO NA NATUREZA?
Resp.: Com as fábricas veio também a interferência na natureza por parte do homem, através da abertura de minas de carvão da extração de minérios em larga escala e do lançamento de poluentes no ar atmosférico.

9. ONDE E QUANDO OCORREU A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?
Resp.: A Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII – 1750.

10. AS PRIMEIRAS FÁBRICAS (REV. IND.) PRECISAVAM DE MUITA MÃO-DE-OBRA. DE ONDE VEIO ESSA MÃO-DE-OBRA E QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA O ESPAÇO ONDE FORAM INSTALADAS?
Resp.:
Esse contingente de mão-de-obra veio do campo em busca de emprego, o que causou um crescimento desordenado dos centros urbanos.

quarta-feira, 18 de março de 2015

A CONSTRUÇÃO DO BRASIL

A construção de nosso país foi muito diferente daquela dos povos mais antigos – em razão da sua história de colonização, os indígenas que aqui viviam tiveram que se adaptar aos costumes dos colonizadores portugueses para não serem exterminados; também os negros, trazidos à força para trabalharem nas plantações como escravos, tiveram que mudar muitos de seus hábitos e costumes para sobreviverem; e o próprio branco português acabou, também, mudando, influenciado pelo que indígenas e negros traziam em sua bagagem cultural.
Além disso, durante 500 anos de história, esse povo promoveu o que se chama de miscigenação, ou seja, brancos, negros e índios produziram mestiços, como os caboclos, os mulatos, os cafuzos – que, além de misturarem os tipos físicos, também produziram misturas culturais.
Porém, outros povos vieram se juntar aos português mais recentemente: italianos, espanhóis, eslavos, alemães, árabes chegaram trazendo novas formas de ver o mundo, novos costumes, novos hábitos, etc. Chegaram também os orientais, como os japoneses, os chineses, os coreanos, trazendo sua bagagem cultural milenar.
Assim, o povo ou nação brasileira é a mistura de todas essas diferenças – e, por isso, é único.
O enorme território que conhecemos hoje também teve uma história que o diferencia de outros no mundo – a ocupação foi feita lentamente a partir do litoral Atlântico para o interior.
Também aqui, na produção de um governo próprio e soberano, o Brasil se diferencia – enquanto muitos países se estabeleceram, da maneira como os conhecemos, há muito tempo, o nosso país só conseguiu sua autonomia no século XIX (7 de setembro de 1822) – até então ele era parte de um outro país, Portugal.
Somente com a independência foi possível, assim, se construir efetivamente um novo país – no princípio, a forma de governo foi a Monarquia (Império) e, já no final do século XIX, foi mudada para República Federativa.
Somos um país de fato,pois temos elementos que o compõem como tal: o povo, o território e o governo. Essa construção de nosso país, não ocorreu por acaso, mas acompanhou todo o processo de formação histórico-cultural do povo brasileiro e que, embora atualmente já podemos identificar o país como único, ainda não fizemos tudo: há que se aprimorar e valorizar a cultura do povo brasileiro, há que se ocupar plenamente e integrar o território nacional e há que se depurar e aperfeiçoar o governo para que sirva aos interesses comuns, de fato.
Portanto, cabe a cada um de nós, integrante desse povo, desse território, desse governo, contribuir para tornar isso possível – é isso que chamamos de cidadania.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - OS SISTEMAS SÓCIOECONÔMICOS


1. QUE FATOR DETERMINA A DIVISÃO EM CLASSES SOCIAIS EM UMA SOCIEDADE?
RESP.: O fator que determina a divisão de uma sociedade em classes é a forma como se apropriam dos meios de produção - bancos, fazendas, indústrias, etc.


2. NA ECONOMIA DE MERCADO, COMO OS CAPITALISTAS TOMAM AS PRINCIPAIS DECISÕES?
RESP.: Na economia de mercado os capitalistas tomam as principais decisões observando a tendência do mercado e a lei da oferta e da procura.


3. POR QUE NO SISTEMA SOCIALISTA NÃO HAVIA MERCADO DE CAPITAIS?
RESP.: Não havia mercado de capitais pois as empresas eram estatais, ou seja, de propriedade pública. Quase não havia empresas privadas.


4. CITE E JUSTIFIQUE AS CLASSES SOCIAIS DO SISTEMA CAPITALISTA.
resp.: Mo sistema capitalista a sociedade é dividida em burguesia - constiuída pelo capitalistas, donos dos meios de produção e pelo pelo proletariado - formado pelos indíviduos que não possem meios de produção e tem que trabalhar para quem os possuem, em troca de um salário.


5. DIGA, O QUE SÃO OS MEIOS DE PRODUÇÃO E CITE ALGUNS DELES.
RESP.: Os meios de produção é tudo aquilo que utiliza de matéria-prima para gerar mais capital - bancos, fazendas, indústrias, máquinas etc.


6. EXPLIQUE O QUE É O CAPITALISMO E O SOCIALISMO.
RESP.: O capitalismo e o socialismo são meios de produção que servem para estruturar a sociedade e a economia dos países.


7. QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO?
RESP.: O capitalismo apresenta como princiapis características uma economia de mercado e a sociedade divida em classes sociais - burguesis e proletário.


8. QUAL FOI O PRIMEIRO PAÍS A ADOTAR O SOCIALISMO COMO SISTEMA SÓCIOECONÔMICO E QUANDO ISSO ACONTECEU?
RESP.: O primeiro país a adotar o socialismo como sistema sócioeconômico foi a Rússia, em 1917.

9. NO CAPITALISMO QUAL O OBJETIVO PRINCIPAL DO SISTEMA PRODUTIVO?
RESP.: No sistema capitalismo toda a produção se destina ao mercado, tendo como principal objetivo a obtenção de lucro.


10. DÊ AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA SOCIALISTA.
RESP.: No sistema socialista as principais características eram uma economia planificada e uma sociedade sem classes sociais, já que os meios de produção eram estatais.

sábado, 14 de março de 2015

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - O MUNDO NATURAL E O MUNDO SOCIAL

1. Que fatores possibilitaram que os povos vivessem sobre o mesmo território?
Resp.: Para conviverem no mesmo território esses povos estabeleceram códigos de convivência como uma língua, regras de convivência, adotaram uma religião e promoveram cânticos, cultos, festas religiosas.


2. Diga o que é um país.
Resp.: Um país é um território delimitado por fronteiras, habitado por um povo com governo próprio e soberano que o represente.

3. Quais os poderes que constituem o Governo?
Resp.: O governo é formado por três poderes - o Legislátivo, o Executivo e o Judiciário.

4. Por que alguns povos são conhecidos como povos sem pátria?
Resp.: Alguns povos embora viva há muito tempo em um território, ainda não tem um país, pois não constituíram suas fronteiras, isto é, não possuem um território.

5. Quais as divisões que se faz da superfície terrestre?
Resp.: A superfície terrestre pode ser dividida pelas condições naturais – continentes, zonas térmicas, placas tectônicas..., e também pela relação dos homens entre si diferenças linguísticas, religiosas, culturais, países, estados, cidades...


6. Diga, qual o papel de cada um dos três poderes que formam o governo.
Resp.: O governo é formado por três poderes: o Legislativo, que elabora as leis; o Executivo, responsável pela execução das leis e frequentemente chamado de “governo”, e o Judiciário, responsável pela interpretação e aplicação das leis.


7. Responda o que significa:
POVO: é um conjunto de indivíduos que tem a mesma língua, as mesmas tradições e a mesma história.

ESTADO: é uma organização política que estabelece relações de governo, com um povo e um território e tem como objetivo administrar para que o povo possa chegar a um bem comum.

AULA EXPOSITIVA - O MUNDO NATURAL E O MUNDO SOCIAL

O MUNDO NATURAL E O MUNDO SOCIAL

Observando o que temos à nossa volta , percebemos que a superfície terrestre é dividida , além das condições naturais , também em função das relações dos homens entre si – ou seja, as diferenças de culturas, de línguas, de religiões, da história de cada grupo humano é que acabam por ser relevantes na construção das divisões das superfície terrestre.
Algumas das divisões ocorrem pelas próprias condições impostas pela natureza, como, por exemplo, os continentes, as zonas térmicas, as placas tectônicas etc.
Porém, chama a nossa atenção a divisão dos territórios dos continentes em partes que chamamos de países – e nestes países, outras subdivisões podem ocorrer (os estados, os municípios – não representados) e, com certeza, elas não são produto da natureza, mas das relações dos homens entre si, ou seja, da “natureza social”.
Um país, é uma divisão territorial do espaço da superfície terrestre que tem limites e, se constituíram a partir da população humana dispersa pelos continentes de forma diferenciada., que acabou provocando condições diferentes de vida: alguns puderam, pelos recursos naturais existentes na área onde se fixaram, desenvolver a agricultura e a pecuária; outros, por terem um espaço muito reduzido, dedicaram-se ao comércio; outros, ainda, queriam o mesmo espaço que outro grupo, e se tornaram guerreiros.
Essas condições de trabalho e de vida diferentes em cada região promoveram uma diferenciação entre os diversos grupos de pessoas que, para viverem juntas, estabeleceram algumas coisas em comum: criaram uma linguagem que permitisse que se entendessem, criaram regras de convivência adotaram uma religião e promoveram cultos, cânticos, festas religiosas, que acabaram por identificar aquele grupo como diverso do outro.
Pela observação de algumas características quanto a indumentária, instrumentos e até traços físicos, conseguimos identificar a que grupo pertencem.
É justamente essa noção de identificação de um determinado grupo em relação a outro que chamamos de povo.
Assim podemos definir povo como um grupo de pessoas que tem a mesma língua, as mesmas tradições mesma história.
Historicamente para que esse povo pudesse se constituir, havia uma área de convivência comum, um território em que estavam fixado e com o qual interagiam – alguns povos puderam permanecer neles, outros não. Há povos, como os ciganos que são nômades . Há povos que, apesar de ocuparem o mesmo território há muito tempo, ainda não tem um país. Há territórios ocupados por vários povos. Portanto, apesar de todos os povos ocuparem um lugar, nem todos construíram suas fronteiras territoriais.
Então, não basta haver um povo e um território para que exista um país – é preciso algo mais. Além de identidade cultural, linguística, econômica, os povos também se organizaram politicamente , isto é, eles criam relações de governo e estabelecem como serão administrados através de um conjunto de instituições (governo, forças armadas, tribunais) para que todos possam chegar a um bem comum – é o que chamamos de Estado.
Assim, podemos entender um país como um território habitado por um povo, com um governo próprio e soberano que o representa (Estado).
O governo é formado por três poderes: o Legislativo, que elabora as leis; o Executivo, responsável pela execução das leis e frequentemente chamado de “governo”, e o Judiciário, responsável pela interpretação e aplicação das leis. Assim, em termos nacionais, o Estado elabora e aplica as leis que regulam a vida da sociedade, determina investimentos, empréstimos e projetos que regulam a vida da sociedade, Dessa forma interfere na vida de todas as pessoas e grupos sociais e, tenta resolver os conflitos que possam surgir na sociedade.
A sede do governo federal brasileiro localiza-se em Brasília (DF).

terça-feira, 3 de março de 2015

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA GEOGRAFIA.

1. DÊ A ORIGEM E O CONCEITO ORIGINAL DA PALAVRA GEOGRAFIA.
RESP.: A palavra geografia é de origem grega e seu significado é estudo ou descrição da Terra.


2. CITE ALGUNS EXEMPLOS DE COMO A SOCIEDADE PODE REELABORAR OS ELEMENTOS NATURAIS.
RESP.: O homem reelabora os elementos naturais aos represar rios e construir usinas hidrelétricas, ao aterrar pântanos para construir cidades, ao irrigar desertos para a produção de alimentos, ao fabricar plástico a partir do petróleo, etc.

3. VOCÊ ACHA POSSÍVEL ALGUMA SOCIEDADE OU PAÍS VIVEREM ISOLADOS DO RESTANTE DO MUNDO? JUSTIFIQUE.
RESP.: Não, não é possível, pois as sociedades precisam umas das outras para atender suas necessidades materiais, tecnológicas e até mesmo culturais.

4. POR QUE DEVEMOS ESTUDAR GEOGRAFIA?
Devemos estudar geografia para compreendermos o mundo em que vivemos, o local em que moramos, o nosso país, assim como os demais países da superfície terrestre.

5. QUAL O CONCEITO ATUAL PARA A GEOGRAFIA?
RESO.: Na atualidade a geografia pode ser definida como a ciência que procura localizar, descrever, interpretar e explicar os fenômenos físicos, econômicos e humanos que constante alteram a fisionomia da superfície terrestre.


6. PARA VIVERMOS DE FORMA INTELIGENTE NESSE MUNDO MODERNO, QUAIS AÇÕES DEVEMOS ASSUMIR?
RESP.: Para vivermos de forma consciente nesse mundo moderno temos de conhecê-lo bem e estudando seu fundamentos e mecanismos de forma consciente e crítica.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA GEOGRAFIA

1. DÊ A ORIGEM E O CONCEITO ORIGINAL DA PALAVRA GEOGRAFIA.
RESP.: A palavra geografia é de origem grega e seu significado é estudo ou descrição da Terra.


2. CITE ALGUNS EXEMPLOS DE COMO A SOCIEDADE PODE REELABORAR OS ELEMENTOS NATURAIS.
RESP.: O homem reelabora os elementos naturais aos represar rios e construir usinas hidrelétricas, ao aterrar pântanos para construir cidades, ao irrigar desertos para a produção de alimentos, ao fabricar plástico a partir do petróleo, etc.

3. VOCÊ ACHA POSSÍVEL ALGUMA SOCIEDADE OU PAÍS VIVEREM ISOLADOS DO RESTANTE DO MUNDO? JUSTIFIQUE.
RESP.: Não, não é possível, pois as sociedades precisam umas das outras para atender suas necessidades materiais, tecnológicas e até mesmo culturais.

4. POR QUE DEVEMOS ESTUDAR GEOGRAFIA?
Devemos estudar geografia para compreendermos o mundo em que vivemos, o local em que moramos, o nosso país, assim como os demais países da superfície terrestre.

5. QUAL O CONCEITO ATUAL PARA A GEOGRAFIA?
RESO.: Na atualidade a geografia pode ser definida como a ciência que procura localizar, descrever, interpretar e explicar os fenômenos físicos, econômicos e humanos que constante alteram a fisionomia da superfície terrestre.


6. PARA VIVERMOS DE FORMA INTELIGENTE NESSE MUNDO MODERNO, QUAIS AÇÕES DEVEMOS ASSUMIR?
RESP.: Para vivermos de forma consciente nesse mundo moderno temos de conhecê-lo bem e estudando seu fundamentos e mecanismos de forma consciente e crítica.