sexta-feira, 10 de abril de 2015

AULA EXPOSITIVA - DESCOBRINDO O BRASIL

DESCOBRINDO O BRASIL

O Brasil é um dos países, dos quase 200, que existem no nosso planeta. Ele ocupa grande parte do continente sul-americano, fazendo fronteira com quase todos os demais países, exceto com o Equador e o Chile. O país tem uma longa costa no sentido norte-sul com o Oceano Atlântico, permitindo um contato bastante intenso com todos os demais continentes.
Além disso, comparando o Brasil com outros países, ele é um dos maiores do mundo – na verdade, ele só está atrás de Rússia, Canadá, China e Estados Unidos, sendo, portanto, o 5º maior país em extensão territorial do mundo.
Essas dimensões quase continentais (8.514.876,6 Km²) apresentam pontos positivos – possibilidade de maiores recursos naturais, diferenciação climática, maior área para ser ocupada – mas também apresentam alguns problemas – grandes distâncias internas para promover a integração, dificuldade para implantar um sistema de transporte, problemas para administrar com eficácia todas as área do território, etc.
A maior parte do Brasil, em relação ao Equador, está situada no hemisfério Sul (5º16’ de latitude norte a 33º47’ de latitude Sul. Em relação ao Meridiano de Greenwich, todo o território localiza-se no hemisfério Ocidental (34º47’ de longitude Oeste a 73º59’ de longitude Oeste.
O Brasil faz fronteiras com dez dos demais países que formam a América do Sul. Apenas Chile e Equador não têm limites com o território brasileiro.

República Federativa do Brasil

Pela grande extensão e a grande variedade de aspectos físicos (naturais) e sociais, a forma de governo adotada pelo Brasil foi a República Federativa.
A República pressupõe um governo que atenda às necessidades de todos (povo) igualmente, ou seja, as suas características próprias, uma autonomia frente aos governo central. Assim, quando observamos o Estado Brasileiro, falamos da organização política geral, ou seja, da União, que tem como lei maior a Constituição Brasileira e que deve ser seguida por todos. Porém, há uma divisão do país em Estados-membros, ou seja, há unidades menores que podem adequar a Constituição segundo suas necessidades , sejam eles econômicas, sociais, naturais etc – assim, cada Estado-membro pode ter leis próprias, desde que não contrarie as leis fundamentais da União (ou Estado).
Assim, o Brasil está dividido em 27 unidades menores: são 26 Estados-membros e um Distrito Federal.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - A GRANDE CRISE DO CAPITALISMO


1. COMO FOI DENOMINADO O DIA DA QUEBRA DA BOLSA DE VALORES DE NOVA YORK? JUSTIFIQUE.
RESP.: O diaem que ocorreu a grande crise do capitalismo mundial ficou conhecido como a Quinta-Feira Negra.


2. QUAIS AS MEDIDAS ADOTADAS PELOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS PARA EVITAR CRISES COMO A DE 1929?
RESP.: Os países industrializados passaram a adotar a participação do Estado no planejamento global do sistema produtivo e adotou uma melhor divisão da renda para ampliar o mercado consumidor.


3. CITE O PERÍODO DA PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL
RESP.: A Primeira Grande Guerra Mundial ocorreu no período que vai de 1914 a 1918.


4. DIGA, O QUE ACARRETOU A CRISE DE 1929?
RESP.: O grande capital investido nas empresas, que gerou um excesso produtivo, não acompanhado pelo consumo, foi o que acarretou a crise de 1929.


PESQUISE NA WEB E EXPLIQUE O QUE É UMA BOLSA DE VALORES.
RESP.: O aluno poderia responder que o termo bolsa de valores refere-se ao ambiente onde são realizados negócios envolvendo ações, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, moedas, commodities agropecuárias e diversos tipos de derivativos financeiros, como as opções de compra e venda de ações e os contratos futuros. (resposta pessoal).

quinta-feira, 2 de abril de 2015

A GRANDE CRISE DE 1929

No início do século XX, a Bolsa de Valores de Nova York era o principal centro de investimento internacional. O volume de negócios realizados diariamente deixava a impressão de que nada mais poderia deter o ritmo acelerado do desenvolvimento capitalista. Mas o capital investido nas empresas gerou um excedente na produção que não foi acompanhado pelo crescimento do consumo.
Essa situação – superprodução e ausência de consumidores com capacidade para absorvê-la – ocasionou a grande crise de 1929. Em outubro, o valor das ações começa a cair e, no dia 24 a bolsa sofreu a maior queda da história, esse dia ficou denominado a "Quinta-Feira Negra".
Entre 24 e 29 de outubro, milhares de ações viraram pó, e os efeitos da crise foram sentidos no mundo inteiro.
As fábricas, não tendo como vender as suas mercadorias , praticamente paralisaram as atividades. A produção agrícola, também excessiva, não encontrava compradores. Muitos trabalhadores perderam seus empregos , retraindo ainda mais o mercado de consumo, e aqueles que viviam exclusivamente dos investimentos nas Bolsas de Valores (compra e venda de ações) viram seus títulos transformarem-se praticamente em papeis sem valor.
O período seguinte à crise de 1929, culminou em 12 anos da Grande Depressão dos anos 1930, afetou todos os países ocidentais industrializados. Isso obrigou os governos dos países a repensarem suas políticas econômicas. Como a superprodução havia sido a principal razão da crise de 1929, os países industrializados tomaram duas medidas básicas. Uma delas foi a participação do Estado no planejamento global da produção , tendo em vista a adequação entre a quantidade de mercadorias produzidas e o tamanho do mercado. A outra medida apoio-se na necessidade de uma melhor distribuição da renda, com o objetivo de ampliar o mercado de consumo.