quarta-feira, 20 de abril de 2011

O relevo e a atividade extrativa do Brasil - 06

Conhecer as características do relevo torna-se possível perceber como a sociedade se apropria dos recursos existentes no território brasileiro, mostrando onde eles ocorrem, quais as áreas onde existe a exploração, as dificuldades e as vantagens para as diferentes atividades, já que a litosfera constitui-se como base de fixação do homem – onde ele vive, se alimenta, trabalha produz riqueza, estabelece relações com o meio ambiente e com os outros, construindo o que chamamos de espaço geográfico.
Há várias atividades que estão profundamente ligadas às estruturas de relevo, uma dessas atividades mais importantes para o desenvolvimento industrial é o extrativismo mineral, já que a maioria dos produtos apresentam um ou vários minérios combinados para serem fabricados, portanto quanto maior for o poder industrial dos países, maior será a necessidade desses recursos. O Brasil apresenta grande variedade de jazidas minerais, e algumas dessas reservas estão entre as maiores do mundo.
Nas rochas cristalinas podemos encontrar os chamados minerais metálicos, como o ferro, a bauxita, o manganês, o níquel, o estanho, além do ouro e pedras preciosas, como o diamante, a esmeralda. Já nas rochas sedimentares podemos encontrar outros tipos de minerais, como o calcário, argila, arenito, sílex; nelas, ocorrem, ainda o carvão mineral e o petróleo, importantes combustíveis do mundo moderno.
No Brasil a exploração mineral, ocorre somente em algumas áreas, isso ocorre devido o país apresentar uma enorme extensão e apresenta problemas na infra estrutura de transporte e energia além de carecer de capitais (dinheiro) que promova uma exploração mais extensiva de seus recursos. Normalmente , essas áreas de mineração implicam um grande investimento.
O ferro, a bauxita (minério do alumínio), e o manganês são os principais minérios explorados no Brasil para as atividade industriais. Há, ainda a exploração de ouro, que ocorre de forma muito precária, com pouco controle de produção, mas que provoca graves problemas sociais – os garimpeiros vivem em condições sub-humanas – e grandes desastres ecológicos.
As principais áreas de extração do ferro e do manganês no Brasil é o:
• Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais – é a área de maior produção de ferro, embora também tenha reservas exploradas de manganês, estanho e alumínio. Parte da produção atende a indústria de produção de aço. Porém, a maior parte é explorada para a União Européia, Estados Unidos e Japão.
• Serra de Carajás, no Pará – essa região foi “descoberta” recentemente e, durante as décadas de 70 e 80, criaram-se as condições de exploração. Além do ferro e do manganês , essa área apresenta outros minérios, constituindo-se uma das mais importantes reservas mundiais. A totalidade da produção é exportada, principalmente para o Japão, país que depende da matéria-prima importada para seu desenvolvimento industrial e que tem grandes investimentos na região.
• Maciço de Urucum, em Mato Grosso do Sul – nesta área a produção é pequena, sobretudo devido à falta de transporte adequado para integrar a região às áreas consumidoras internas. A maior parte dos minérios sai, pela hidrovia do Paraguai, para atender especialmente a Argentina.
• Serra do Navio, em Amapá – as reservas de manganês dessa área eram as de maior importância até a década passada e era exportada para os EUA, hoje, mais da metade dessa reserva esgotou-se, restando apenas o minério localizado a grandes profundidades, o que requer maior nível de investimento. A produção de manganês da Serra do Navio está paralisada desde 1997.


Prof. Walter
Geografia/2011









Exercícios de Fixação

Quais as áreas de exploração de ferro e do manganês no Brasil?
Resp.:

2) Qual a importância desses minerais para a produção?
Resp.:

3) Por que é importante conhecermos as características do relevo de nosso país?
Resp.:

4) Quais os outros minerais, também encontrados no Brasil?
Resp.:

5) Diga, o que é extrativismo mineral?
Resp.:

O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

De forma resumida, podemos afirmar que a globalização consiste em uma crescente interdependência das economias de todas as nações, o que pode ser observado pelo aumento do volumoso e constante comércio e do turismo internacional, dos investimentos no exterior, dos meios de comunicação e transporte, etc. hoje em dia por exemplo, ao contrário do que ocorria até os anos de 1970, os preços e até a qualidade das mercadorias tendem a ser mais ou menos equivalentes em todo o mundo, pois a concorrência torna-se cada vez mais mundial, e não apenas nacional.
Fala-se em redução do tamanho do mundo com os transportes cada vez mais rápidos, com mercadorias de todas as partes do globo podendo ser encontradas em qualquer lugar, com os novos meios de comunicação de alcance global (telefone, celular, faz, televisões a cabo, internet...) que tornam os contatos entre as pessoas distantes praticamente instantâneos.
A Terceira Revolução Industrial ou revolução técnico-científica representa uma nova fase do processo de modernização industrial e tecnológica, baseada não mais nas indústrias automobilísticas e petroquímicas, como ocorria na Segunda Revolução Industrial, mas na informática, na biotecnologia, na robótica e na microeletrônica.
Enquanto na Segunda Revolução Industrial, típica do século XX, o importante era a mão-de-obra barata e as matérias-primas, na revolução técnico-científica o fundamental é a mão-de-obra qualificada, com elevada escolaridade, o que implica uma correlata depreciação dos recursos naturais e maior valorização da tecnologia.
Por este motivo, os países que mais se desenvolveram nas ultimas décadas – e também os que vão ter desempenho melhor no século XXI – são aqueles onde há ótimos sistemas escolares para a população em geral, onde os recursos humanos são mais qualificados.
Isso hoje é muito mais importante que o tamanho do território, que a qualidade de recursos (minérios, solos) e até mesmo que a qualidade de populações, pois o que interessa é a qualidade, força de trabalho qualificada e mercado consumidor (algo que pressupõe poder de compra ou aquisitivo), e não mais uma intensa massa de soldados ou de mão-de-obra barata, que no passado tiveram certa importância para o poderio dos Estados.

Correção de exercício de fixação

1. Quais os países que mais se desenvolveram na Terceira Revolução Industrial?
Resp.: Os países que mais se desenvolveram foram aqueles onde há ótimos sistemas educacionais e recursos humanos mais qualificados.

2. Diga o que a Revolução Técnico-científica possibilitou ao mundo globalizado?
Resp.: A Rev. Técnico-científica possibilitou o desenvolvimento da informática, da biotecnologia, da robótica e da microeletrônica nesse mundo internacionalizado.

3. Explique o que é globalização
Resp.: A globalização é a crescente interdependência das economias de todas as nações, promovida pela expansão das multinacionais

4. O que é a globalização por interdependência?
Resp.: A globalização por interdependência supõe um reforço crescente dos laços comercial, econômicos e políticos entre os países o que parecer pouco provável.

5. O que é mais importante hoje, para que os países permaneçam fazendo parte do cenário globalizado?
Resp.: Qualidade de mercadorias, Qualidade dos serviços, Mercado consumidor (poder aquisitivo)

OS ECLIPSES - LUNAR E SOLAR

Chamamos de eclipses a ocultação total ou parcial de um astro, devido à sua colocação em relação ao astro iluminante e ao observador.
Os jornais e a televisão sempre noticiam quando podemos ver o próximo eclipse, seja solar ou lunar. Para isso devemos tomar alguns cuidados para observar qualquer dos dois eclipses – não olhar a olho nu, utilizar bacia com água ou placas de filmes negativos, óculos escuros ou instrumentos ópticos –, porém, o eclipse solar pode afetar mais diretamente seus olhos.
Para que haja um eclipse se faz necessário um perfeito alinhamentos dos três astros – Terra, Sol e Lua.
Quando o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados e a Lua projeta sua sombra sobre a Terra, temos o eclipse Solar, que ocorre na Lua Nova e quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados e a Terra projeta sua sombra sobre a Lua, temos o eclipse Lunar, que ocorre na Lua Cheia.
Ao observar um eclipse, vemos um sombreamento parcial, ou seja, uma cobertura do centro, deixando uma auréola (anular) luminosa, ou uma das partes, a da direita ou da esquerda do astro recoberta, enquanto a outra continua luminosa.

CORREÇÃO DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1. O que é um eclipse?
Resp.: Os eclipses são a ocultação total ou parcial de um astro, devido a sua colocação em relação ao astro iluminante e ao observante.

2. Quando ocorre os eclipses:
Lunar: Os eclipses lunares ocorrem quando o Sol, Terra e Lua estão alinhados, nessa ordem, e a Terra projeta sua sombra sobre a Lua.
Solar: Os eclipses solares ocorrem quando o Sol, a Lua e a terra estão alinhados, nessa ordem, e a Lua projeta sua sombra sobre a Terra.

3. Quais cuidados devemos tomar ao observar os eclipses?
Resp.: Ao observarmos os eclipses não podemos olhar a olho nú, devemos utilizar uma bacia com água, óculos escuros, placas de filmes negativos e ou instrumentos ópticos

4. O que é necessário para que ocorra um eclipse?
Resp: Para que ocorra um eclipse se faz necessário que os três astros (Sol, Terra e Lua) estejam num perfeito alinhamento.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Exposição - Bullying

Aos queridos alunos.
Obrigado


.
No último dia 08, ocorreu na unidade escolar a exposição dos trabalhos dos alunos referente ao tema bullying. Esse trabalho se fazia necessário devido a crescente onda de violência local e global, principalmente nas escolas.
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão(é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato).
O bullying pode ocorrer ainda em qualquer esfera social, a palavra proferida no tom de brincadeiras ou zombarias, por mais ingênua que seja, trás grandes transtornos emocionais e físicas às pessoas e adolescente, por vezes até ao suicídio.
Por isso, temos que nos policiarmos para não agredirmos as pessoas próximas a nós. Podemos não gostar de muitas coisas em uma pessoa, porém, isso não nos dá o direito de agredí-la ou sermos perversos. Somos seres frágeis e, qualquer palavra ofensiva, causa um estardalhaço emocional ao nosso semelhante.
Agradeço a todos os alunos pelo empenho nos trabalhos e exposição e principalmente pela consciência de que se quisermos um mundo melhor, temos que praticar o bem e sermos gentis com o outro.

Prof. Walter Zenio

quarta-feira, 6 de abril de 2011

OS MOVIMENTOS DA LUA

A Lua, como a Terra, apresenta vários movimentos entre eles o de rotação e o de translação, que são os mais importantes para nós.
O movimento de rotação é o que ela realiza em torno do seu próprio eixo, imaginário. O movimento de translação realiza-se ao redor da Terra em aproximadamente 28 dias, permitindo, assim, novas unidades de tempo, como o mês e a semana.
Outro movimento é o que a Lua realiza ao redor do Sol, acompanhando a trajetória da Terra.
Além disso, sua força de gravidade provoca vários fenômenos naturais que ocorrem na Terra, como as marés, ou seja, o sobe e desce diário das águas dos oceanos.
A Lua, não tem luz própria – a luz que observamos aqui da Terra é a luz do Sol refletida em sua superfície. Por isso, dependendo dos movimentos da Lua, e conseqüentemente das diversas posições que ocupa em relação à Terra e ao Sol, ela apresenta para nós aspectos diferentes os quais denominamos fases da Lua:
• Fase Nova – a Lua está entre o Sol e a Terra. A parte que recebe os raios solares não está voltada para nós. A Lua aparece escura.
• Fase crescente – a Lua começa a se apresentar logo após a Lua Nova;
• Fase Minguante – após o quarto minguante, a Lua passa à posição de Lua Nova.
• Fase Cheia – a Terra se encontra entre a Lua e o Sol; a parte iluminada está totalmente voltada para nós. Após 7 dias começa todo o processo novamente.

Para visualizar clique nas imagens








Exercícios de fixação

1. O que significa dizer que a Lua é o Satélite Natural da Terra?
Resp.: Isso significa que a Lua é um astro iluminado que gravita
em torno da Terra

2. Quais os componentes (ação) do movimento da Lua?
Resp.: Rotação – movimento que a lua faz girando sobre seu próprio eixo.
Translação – movimento que a lua faz girando em torno da Terra.

3. O que são as fases da Lua?
Resp.: As fases da lua são as diferentes formas em que a Lua aparece
iluminada quando vista da Terra

4. Qual a duração de cada fase da Lua e o que acontece quando se conclui todas as fases
Resp.: Cada fase da Lua tem a duração de 7 dias, ao final do processo a lua volta a sua fase inicial – lua Nova.