quinta-feira, 17 de julho de 2014

AS LINHAS IMAGINÁRIAS

Os pontos cardeais servem como pontos de referência básicos para estabelecer a localização de um ponto qualquer da superfície da Terra. Afinal, para a Geografia localizar bem os fenômenos que vai estudar é fundamental.
Porém, ainda assim fica muito vaga a questão da localização. Por exemplo, dizer que o Brasil está no Sul do planeta não indica com clareza a posição de nosso país.
Assim, o movimento de rotação da Terra ao redor de seu eixo proporciona dois pontos naturais - os pólos - nos quais está baseada a chamada rede geográfica, que consiste em linhas destinadas a fixar a posição dos pontos da superfície. A rede geográfica ou retícula consta de um conjunto de linhas traçadas de norte a sul unindo os pólos - os meridianos - e um conjunto de linhas traçadas de leste a oeste paralelas ao equador - os paralelos. Esse conjunto de linhas (paralelos e meridianos), nos permite localizar com maior precisão determinados pontos e curvas.
Os paralelos - são círculos menores, traçados paralelamente ao Equador, que diminuem de comprimento à medida que se aproxima dos pólos.
O Equador é um círculo imaginário eqüidistante dos pólos, que divide a Terra em hemisfério Norte e hemisfério Sul .
Paralelamente ao Equador, são traçados outros círculos menores, chamados paralelos.
Se forem traçados 90 paralelos, a distancias iguais, em cada hemisfério, cada um deles corresponderá a um grau ( 1º ). O Equador é o paralelo principal ou inicial (0º). Cada hemisfério vai de 0º a 90º.
Além do Equador, quatro outros paralelos recebem nomes, por serem considerados mais importantes: Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer, no hemisfério Norte; Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico, no hemisfério Sul.
Os meridianos – são linhas traçadas perpendicularmente ao Equador e vão de um pólo ao outro. Cada meridiano equivale à metade de um círculo. Todos os meridianos tem o mesmo tamanho, o que não acontece com os paralelos. A cada meridiano corresponde um outro oposto, chamado de antimeridiano, com o qual se completa uma circunferência em torno da Terra, passando pelos pólos. Todos os meridianos e seus antimerianos divedem a Terra em duas partes, mas ficou estabelecido que um deles seria usado como referencia para essa divisão. Esse meridiano, que passa pela cidade de Londres, na Inglaterra, é chamado de meridiano de Greenwich ou Principal.
O meridiano de Greenwich e seu antimeridiano dividem a Terra em hemisfério Ocidental (a Oeste) e hemisfério Oriental (a Leste).
Se forem traçados em cada hemisfério, a distancias iguais, 180 meridianos, cada um deles equivalerá a um grau (1º). O meridiano de Greenwich é o meridiano de 0º. Cada um dos hemisférios de 180º.

A AMÉRICA - REGIONALIZAÇÃO

Por ter sido oficialmente descoberta pelos europeus apenas no século XV, a América ficou conhecida como o Novo Mundo, em contraposição ao Velho Mundo, constituído pela Europa, Ásia e África.
O continente americano foi o primeiro a sofrer o processo sistemático e organizado de colonização por parte das nações europeias. Transformou-se, assim, na primeira área da superfície terrestre ocupada e organizada a partir dos interesses econômicos do capitalismo comercial europeu.
O continente americano, o segundo mais extenso do mundo, apresenta cerca de 42 milhões de quilômetros quadrados. Ele se estende no sentido latitudinal desde o oceano Glacial Ártico, ao norte, até quase cerca de mil quilômetros da Antártida, no extremo sul da Terra.
A distância em linha reta entre os dois pontos extremos do continente americano é superior a 15 mil quilômetros. Trata-se do continente de maior extensão territorial ao longo dos meridianos. Devido á grande extensão no sentido norte/sul, possui terras em quase todas as zonas climáticas da Terra, o que determina uma grande variedade de climas em seu território.
Esse continente é separado dos demais pelos dois oceanos que o circundam: o Atlântico (a leste) e o Pacífico (a oeste).
Do ponto de vista físico ou natural, a América é constituída por duas grande porções continentais: uma ao norte, a América do Norte, e outra ao sul, a América do Sul.
Entre essas suas porções continentais, existe uma estreita faixa de terra, denominada istmo, que juntamente com as Antilhas – conjunto de ilhas situado nas suas proximidades –, forma a América central, constituída por uma parte continental e uma parte insular.
Do ponto de vista físico, portanto, a América subdivide-se em América do Norte, América Central (parte ístmica e insular) e América Central.